A postura perante o espaço
09/03/2007
A Desculpa
18/10/2008

Estive pensando recentemente…

A amizade… quão rara não se tornou a amizade hoje em dia?

É certo que antigamente, já era difícil fazer amigos verdadeiros, desde a época dos antigos guerreiros.

Mas é verdade, também, que hoje em dia, é extremamente difícil fazer uma boa amizade, devido a inúmeros fatores, como distância, divergências de opiniões, e especialmente, devido à falta de caráter de muitas das pessoas que nos cercam.

Quantos se dizem amigos na nossa frente, mas quando precisamos realmente de algum auxílio, e pedimos por ajuda, encontramos apenas um eco, como retorno de nosso triste chamado. Quantas vezes a alma se retorce de dor, por se sentir isolada, mesmo estando a pessoa, cercada de outros? Todos esses fatores devem ser levados em conta, ao se analisar tais idéias.

E pior! Se existe ainda uma amizade, que possa ser definida como forte, as outras pessoas ainda tentarão destruí-la, simplesmente porque a sociedade de hoje já incutiu a ideia, nas cabeças das pessoas, de que não existe mais amizade, e você deve ser falso. Claro, a sociedade atual o fez de uma forma mascarada, amenizada, com eufemismos, mas no final das contas, isso não muda nada.

 

Código de Honra

Refletindo sobre tudo isso, eu volto ao Código de Honra dos samurais. Penso que entre eles, havia amizade. Amizade essa, forte, duradoura. Obviamente, havia aqueles que não ligavam para a lealdade, com relação a um amigo, mas certamente, esses não eram verdadeiros samurais. Sempre há exceções. Mas a verdade é que precisamos resgatar essa noção de amizade, existente na mente e na conduta daqueles guerreiros, há muito esquecidas. Parem e pensem bem. Quantos amigos vocês possuem, a quem, sem a menor sombra de dúvida, confiariam um importantíssimo segredo? A resposta é um pequeno número. Dá para contar nos dedos. Às vezes, chega a ser inexistente.

É difícil mudar o pensamento dos outros, mas por certo, se mudarmos a nossa atitude com relação a esses aspectos da vida, nosso caminho nos guiará a alguém cujo pensamento é similar. Se o fizermos dessa forma, também, certamente, incentivaremos mais e mais pessoas a cultivarem a amizade, e a lealdade em suas almas. Quantos poderemos ajudar, simplesmente sendo amigos? Sim…isso ajuda, por incrível que pareça, pois há almas solitárias, que anseiam por uma luz em uma noite escura. Uma alma perdida, que pode se sentir isolada, à beira da depressão.

Portanto, sejamos amigos. Não amigos comuns, que apenas saem, riem e se divertem, mas sim, amigos verdadeiros, para toda e qualquer hora. Devemos dar valor à amizade. É uma das mais puras e sinceras formas de amor que existe.

Rosemberg
Rosemberg

Sensei Rosemberg Sampaio Gândara Ferreira nasceu em 05 de dezembro de 1966 em Campinas-SP, é Tecnologo Têxtil formado pela FATEC, comerciante e terapeuta na área de shiatsu e reiki. Instrutor da Federação Brasileira de Aikido, é aluno do Sensei Severino Sales 6°Dan, e detentor do 4°Dan faixa-preta.

Shares